CAPITULO 7
IMPACTO DA INTERNET

 

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Google

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VEJA, 29-out-97

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caso real

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outros casos reais

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ROBÔS REALIZAM CIRURGIA CARDIACA

 

Cirurgiões franceses usaram robôs computadorizados, desenvolvidos pela "Cirurgia Intuitiva" da Califórnia, para realizar seis cirurgias cardíacas. A técnica consiste no uso de um console, localizada a vários metros de distância do paciente, comandada pelo cirurgião, que observa o coração através de uma câmera 3D, e envia instruções ao robô.

 

Investor's Business Daily, 26-May-98

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O TIMOR DO LESTE

 

O Timor do Leste é (ou era) um pequeno país da Ásia e, por ser uma ex-colônia portuguesa, fala a nossa língua e conserva uma identidade cultural, onde há semelhanças com o Brasil. A Indonésia domina o país, através da macabra ditadura da família Suharto, e para manter seu poder e explorar o Timor do Leste já dizimou mais de 250.000 timorenses, ou seja, cerca de 1/3 da população. É um dos maiores genocídios da Era Moderna. As meninas são estupradas e empaladas em praça pública. Crianças são incendiadas diariamente e mortas como chamas-vivas. Já não existem praticamente velhos no pais: foram dizimados. Cidades e vilarejos foram riscados do mapa e já não existem mais. Há 25 campos de concentração no pais. Rios cobertos por cadáveres. Nenhum nascimento foi registrado em todo o ano de 1996.

 

O Timor do Leste precisa voltar a ser um país independente: os timorenses desejam isto (conforme ouvimos pelos dois ganhadores do Prêmio Nobel da Paz de 1996). O que cada um de nós pode fazer? Passe esta mensagem adiante com um alerta para que deixemos de comprar produtos indonésios que estão em nossas lojas, como por exemplo:

 

Tênis REEBOK e NIKE
Cerveja em lata ANCHOR
Sapatos vulcanizados ALL STAR
Vestidos ou Cangas de BALI
Balas de Café

 

Recuse os produtos "Made in Indonesia", pois eles estão sendo produzidos por mão de obra ESCRAVA.

 

Distribuído pela Internet em 1997

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O primeiro Flash Mob do Brasil, na Avenida Paulista, SP, em 13-ago-2003.

Fonte:  http://flashmobsp.blogger.com.br

 

SÃO PAULO - Pontualmente às 12h40 foi realizado, o que se pode chamar, de o primeiro "flash mob" no Brasil. Cerca de 80 pessoas, segundo a Polícia Militar, cruzaram a avenida Paulista, próximo à rua Augusta, carregando papéis com a mensagem "contra burguês, baixe MP3" e, em seguida, tiraram os sapatos e os bateram diversas vezes contra o chão. O ato durou o tempo do semáforo abrir e fechar.

 

13-ago-2003
Francisco Itacarambi, repórter IG em São Paulo, itacarambi@ig.com

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direitos autorais

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ALGUMAS BIBLIOTECAS DOS EUA ESTÃO SE AFASTANDO DOS LIVROS

 

Um grande número de bibliotecas estadunidenses, principalmente aquelas instaladas em campi universitários, está se vendo obrigado a enfrentar com uma freqüência cada vez maior uma questão referente à possibilidade de que a tecnologia venha a substituir os livros como meio primário de distribuição da informação. Algumas instituições como a Universidade de Minnesota em Twin Cities inclusive já optaram por reformar completamente suas bibliotecas, transferindo suas estantes para o porão e instalando laboratórios equipados com computadores e outros recursos tecnológicos entre os saguões principais de suas instalações. Da mesma maneira, um grande número de faculdades e universidades dos Estados Unidos está atualizando suas bibliotecas com a implementação de serviços de acesso à rede, instalações dotadas de recursos multimídia e emprego de tecnologias sem fio ("wireless technology"). Os críticos dessa tendência estão preocupados com a possibilidade de que uma ênfase desproporcional na tecnologia e em suas ferramentas acabe substituindo a preocupação com uma experiência educacional legitima. Muitos destes críticos defendem que os livros continuam sendo um recurso educacional tão útil e importante quanto os computadores e a tecnologia da informação. Uma parte das instituições envolvidas nesta questão procura satisfazer simultaneamente às preocupações dos diversos grupos envolvidos, ao preservar a ênfase da experiência educacional nos livros, ao mesmo tempo que adiciona recursos tecnológicos às suas instalações.

 

Chronicle of Higher Education, 08 Julho 2002.

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DVD já tira público das salas de cinema

 

Cresce, a cada ano, o número de consumidores que preferem ver filmes em casa do que enfrentar filas nos cinemas. A tendência aparece na locação e na compra de filmes em DVD. As vendas de títulos aumentaram 67% de 2001 para 2002 e a expectativa para este ano é de crescimento de 74%. O avanço apóia-se em grandes lançamentos, como a série "As Aventuras de Indiana Jones", da Paramount. Na primeira semana de vendas nos EUA, foram comercializados mais de 1,1 milhão de pacotes. No Brasil, as vendas superaram 100 mil unidades.

 

Gazeta Mercantil, 09-dez-2003

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CRIANÇAS PREFEREM NAVEGAR NA INTERNET AO INVÉS DE ASSISTIR TELEVISÃO

 

Um estudo conjunto realizado pela America Online e pela Roper Starch com 500 crianças com idades entre 9 e 17 anos identificou que 63% dos jovens pesquisados preferem navegar na Internet ao invés de assistir televisão, ao passo que 55% preferem estar na Internet do que ficar conversando no telefone. O estudo também entrevistou 1.000 adultos, sendo que 42% deles afirmaram que compram mercadorias na Internet, um número superior aos 31% do levantamento do ano passado. Os novatos na Internet permanecem conectados na rede uma média de 6,6 horas por semana, ao passo que aqueles com três anos de experiência na Internet ficam on-line por uma média de 10,5 horas semanais, conforme identificou a pesquisa. Tanto as crianças quanto os adultos declararam que empregam a Internet para redigir cartas, bater papo em tempo real, divertir-se com jogos e transferir músicas para seus computadores. As crianças com idades entre 9 e 11 anos navegam na Internet três dias por semana em média, ao passo que aquelas entre 15 e 17 anos entram na rede mundial de computadores cinco dias por semana, em média. Dois terços dos adultos e das crianças entrevistadas afirmaram que prefeririam um computador com acesso à Internet ao invés de uma televisão ou um telefone, caso fossem abandonados numa ilha deserta.

 

CNet  11 Nov 99

 

 

CHEGANDO AO FIM A ELITE DA MÍDIA

 

O economista e jornalista Robert J. Samuelson disse que as novas tecnologias de comunicações e computadores ameaçam as receitas, a importância social e a influência política da chamada "elite da mídia", que dirige redes de TV e grandes jornais. Uma evidência de sua declaração é uma pesquisa conduzida pelo Centro de Pesquisas Pew para o Povo e a Imprensa, que mostra um eclipse brilhante de novos programas noturnos de redes de TV, visto em 1993 por 60% dos americanos maiores de 18 anos, comparados a somente 38% em 1998. De forma similar, o uso da Internet explodiu: em 1995, 4% dos adultos entravam na rede para ler noticias uma vez por semana comparados aos 20% de hoje em dia.

 

Washington Post 8 jul 98

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CORREIOS CRIAM SISTEMA DE CARTA CONVENCIONAL VIA WEB

 

Enviar um e-mail é muito fácil e cômodo, não precisa de envelope ou selo. Pensando nisso os Correios estão automatizando o processo de envio de carta convencional. Após preencher um formulário, o sistema automaticamente imprime, envelopa, sela e envia a carta, e o custo vem debitado na conta do provedor (que precisa estar conveniado ao serviço).

 

Canal Web, 1999

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A Esquisita Lei do Copyright

 

Como regra geral, qualquer música de compositor vivo, ou que viveu nos últimos 70 anos, é sujeita a Direitos Autorais. As demais são de domínio público. Alguns acordos podem ser feitos para licenciar a terceiros material com copyright, mas na prática isso é difícil.

 

Existem complicadores. Por exemplo, qualquer novo arranjo tem copyright. Incluindo apenas uma simples nota musical em uma obra de Handel (que morreu em 1759) e publicando-a como um "arranjo", torna a obra de novo sujeita a copyright, até depois de 70 anos da morte do arranjador. Os libretistas também têm influência. Um dos que trabalharam com Puccini (morreu em 1926) viveu até 1970, e por isso a música de Puccini e sua letra têm copyright até 2042.

 

Por outro lado, algumas músicas recentes -- geralmente de russos -- não têm copyright, pois no sistema comunista a obra pertence ao povo. Por exemplo, a 7a. Sinfonia de Shostakovich (falecido  em 1973) é de domínio público. Mas a 9a. tem copyright.

 

Classic CD Magazine, Outubro de 1996

 

OBS: As leis de Direitos Autorais não protegem uma idéia, mas somente a expressão material da idéia. Por exemplo, um programa X que coloca uma lista em ordem alfabética é sujeito à proteção legal. Mas um outro programa diferente Y, que também ordene uma lista, não infringe os direitos autorais de X. A idéia é a mesma, mas a expressão Y é diferente.

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Coca-Cola se lança no mercado de música on-line

 

A Coca-Cola vai entrar no mercado de música on-line. A empresa promete ter a maior coleção de arquivos digitais para oferecer legalmente à rede. Já no próximo mês, quando espera lançar seu site (mycokemusic.com), vai disponibilizar mais de 250.000 músicas de 8.500 artistas para download. A divulgação do site segue-se ao anúncio, feito na semana passada, de que a Coca-Cola vai patrocinar a parada oficial britânica de singles e álbuns. A empresa diz que está em contato com todas as gravadoras, mas não adianta o elenco de artistas que terá para oferecer.

 

Agência Estado (http://www.estadao.com.br/agestado), 08-dez-2003

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O Fim dos CDs

 

O fim das lojas de discos

 

LEGAL DOWNLOADS OUTPACE CD PURCHASES


A new report from Billboard magazine shows that online music purchases have surpassed sales of CD singles. According to the report, 7.7 million songs were purchased online since the end of June, compared to 4 million CD singles.

 

Some argued that these numbers are misleading because relatively few songs are offered as singles on a disc, whereas around 500,000 songs are available online from legal music services. Several online music services are working to provide a legal alternative to illegal file trading taking place over the Internet. Phil Quartararo of EMI Music said, "Any way we can drive a consumer to purchase music as opposed to taking music is a win for the industry."

 

BBC, 3 November 2003
http://news.bbc.co.uk/2/hi/entertainment/3237021.stm

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A maior agência de viagens do mundo

 

Com esse negócio de Internet, ninguém mais vai querer sair do quarto. Cada um no seu cantinho, se comunicando com o mundo sem precisar sair de casa nem ver ninguém. Certo?

 

Errado. As telecomunicações podem dar a ilusão de que acabaram com as distâncias, mas as pessoas estão mais dispostas do que nunca a enfrentar deslocamentos físicos. Nunca se viajou tanto no mundo inteiro. O turismo é a maior indústria do planeta e está em expansão. São US$ 3,6 trilhões por ano (três vezes o PIB da Alemanha) num setor que gera emprego para mais de 250 milhões de pessoas.

 

A maior indústria do mundo caminha para se tornar também o maior negócio da Web. Em 97, só nos EUA, a venda de passagens aéreas pela Internet chegou a US$ 777 milhões (dados da Jupiter Communications). A Jupiter estima que o turismo vai ultrapassar a venda de livros, software e CDs em cinco anos. É um tipo de serviço que se presta bem à venda on-line. Compra de passagens aéreas, aluguel de carros, procura de pacotes de viagem e reservas em hotéis podem ser resolvidos com facilidade desta forma.

 

Um novo site de venda de passagens conseguiu até patentear o seus sistema de vendas. No Priceline você escolhe o trajeto da viagem e oferece um preço. Se este for aceito pela companhia aérea, sua passagem é emitida em uma hora. O serviço tem algumas desvantagens: você não pode escolher a empresa em que quer viajar ou o horário do vôo. As passagens também não contam créditos em programas de milhagem nem ser trocadas. O Priceline foi testado pela revista Condé Nast Traveler, que obteve sucesso em dois de três "leilões", a preços razoáveis. O serviço só funciona nos EUA, e em breve vai incluir reserva em hotéis, seguros e carros.

 

No Brasil a oferta de serviços de turismo ainda é relativamente pequena, mas existem muitos sites que ajudam a preparar a sua viagem, com informações, fotos etc. Um dos meus preferidos é o Travelocity, para checar rotas de vôos. No Brasil ainda não é possível comprar passagens diretamente nele, mas você pode fazer a reserva e finalizar a compra numa agência sugerida pelo serviço. Eu geralmente o uso só para ver quais são as melhores rotas e preços e depois faço o negócio normalmente numa agência -- as agências ainda conseguem preços melhores no Brasil.

 

Usando programas como o do Travelocity, você acaba entendendo melhor como funcionam os sistemas de reservas.  Algumas dicas de sites de turismo: Para sites no Brasil, consulte o Cadê. No UOL há uma boa seleção de sites brasileiros e internacionais (clique em Turismo). No World Wide Travel Exchange você encontra mais de 3.500 apartamentos, casas, hotéis, "bed & breakfast" e até castelos. Vacation, Inc: aluguel de "villas" na Itália. Locaflat: apartamentos em Paris e classificados. Cyberrrentals: aluguel de casas e apartamentos.   A Varig e a TAM têm sistemas de consulta de vôos on-line.

 

Os preços são extravagantemente altos. Servem para consultar horários e itinerários, mas na hora dos descontos e promoções você vai precisar de um agente de turismo. O Hotel Guide tem uma lista de mais de 60 mil hotéis no mundo inteiro. Os preços às vezes estão defasados, mas você encontra fotos de muitos dos hotéis e pode fazer as reservas por fax ou pela Web. Estes sites muitas vezes escondem belas barganhas. Mas é preciso usar o bom-senso e dar uma boa checada nas informações antes de se comprometer.

 

Os grandes sites dão orientações genéricas. Mas se você procurar bem, achará um site do tamanho da sua viagem. Depois de escolher o seu destino, procure os sites pequenos e específicos, que vão dar informações mais detalhadas, e páginas com relatos de viagem.

 

Uma boa coleção de histórias de viagem está na revista Salon, na seção "Wanderlust". Uma vez, indecisa entre dois hotéis vizinhos, na mesma faixa de preço, acabei escolhendo um deles pela foto dos quartos na Web. Quando cheguei, vi que tinha acertado: o outro hotel era péssimo. O meu, um brinco. Uma viagem que fiz no ano passado foi precedida por uma longa barganha por e-mail com a dona de um hotelzinho no Caribe, com ótimos resultados: ela me deu um belo desconto e ficamos quase amigas. Assim fui parar numa pequena ilha gaulesa, onde todo mundo falava francês e usava Macintosh. Tudo correu muito bem, mas no terceiro dia eu, que tinha jurado distância de computadores, já estava consertando o modem do dono do hotel...

 

Maria Ercilia, ago-98, http://www.uol.com.br/internet/netvox/index.htm

 

ATUALIZAÇÕES

 

Internet já concorre com TV no cotidiano dos brasileiros

Segunda-feira, 8 de Março de 2004 - 15h29
IDG Now!

A internet vem ganhando território sobre a televisão no cotidiano de milhões de brasileiros. De acordo com uma pesquisa feita pelo Instituto Datanexus, entre novembro e dezembro de 2003 com uma amostra de cerca de 860 pessoas da Grande São Paulo, a média de pessoas que com internet em casa assistindo TV entre 6h e 23h59 era de 9,4%, enquanto o porcentual daqueles sem a rede instalada era de 12%. Embora a diferença na média do dia pareça pequena, na comparação minuto-a-minuto, os resultados são mais expressivos. A diferenciação entre o fato de ter ou não acesso à internet em casa começa a ser notada a partir das 13h30, segundo o Datanexus, e se acentua no período da noite.

No horário nobre, entre 20h e 22h30, 22% das pessoas que não possuem acesso à web estão assistindo TV, contra apenas 15% dos moradores de residências com a rede instalada.

A renda também interfere no porcentual de tempo destinado à TV, segundo a pesquisa. Também durante o horário nobre, o porcentual de pessoas de classes A e B que possuem internet e estão vendo TV é de cerca de 14%. Para as pessoas da mesma classe que não têm acesso à rede, o índice aumenta para algo em torno de 18%, superior até mesmo ao registrado sobre a população geral (classes C, D e E - 15%).

  PROCESSO CONTRA PIRATARIA DE MÚSICA NÃO ADIANTA MUITO

REPORT SAYS FILE SWAPPING CONTINUES AT WORK

According to results of a new survey conducted by Blue Coat Systems, Internet users continue to trade music and other files at work over P2P networks. Despite legal actions taken by the Recording Industry Association of America against file traders and threats of further lawsuits, more than 40 percent of survey respondents still use file-trading networks such as Kazaa and Gnutella, and nearly as many do so while at work.

Almost 70 percent said they spend 16 minutes or more per day trading files, and 16 percent said they spend more than an hour each day. Blue Coat Systems is a California-based maker of security tools that can be used to control file sharing on corporate networks.

Reuters, 3 March 2004
http://www.reuters.com/newsArticle.jhtml?storyID=4492307

  CARTÓRIOS ATENDERÃO PELA INTERNET

Zínia Baeta, De São Paulo
Valor Econômico - 05-NOV-2003

Os cartórios do Estado de São Paulo serão os primeiros a colocar em prática um projeto da Associação Brasileira dos Notários e Registradores do Brasil (Anoreg), desenvolvido em parceria com os Correios, que permitirá aos usuários solicitar certidões registradas em qualquer cartórios do Estado pela internet e recebê-la em casa. O serviço estará disponível a partir de amanhã no site www.cartorio24horas.com.br.

Segundo o presidente da Anoreg, Rogério Portugal Barcellar, será possível fazer o pedido do documento e também pagá-lo via boleto bancário, ou cartão de crédito na própria home page. Para solicitá-lo, o interessado deverá fornecer dados como o número da matrícula da certidão ou indicar o cartório onde foi expedida. Caso não disponha dessas informações, o site fará uma busca com os dados fornecidos. O documento será entregue no prazo médio de 72 horas pelos Correios. Além da internet, os pedidos poderão ser feitos nas agências dos Correios ou em qualquer cartório, bastando que o interessado preencha um formulário específico para esse fim.

O preço do serviço será o custo da certidão e da postagem, que funcionará nos moldes do Sedex. Barcellar afirma que, além da comodidade ao cliente, a medida visa afastar a necessidade de contratação de despachantes. Até o fim deste ano, o mesmo serviço deve estar disponível nos Estados de Minas Gerais, Paraná e Rio de Janeiro, além do Distrito Federal. Dessa forma, será possível a um morador de São Paulo solicitar via internet uma certidão no Rio ou em Minas.

O cartório 24 horas é apenas uma das ações desenvolvidas pela entidade dentro de um projeto que pretende integrar os cartórios no Brasil. A projeto prevê a criação de um 0800 para o atendimento aos consumidores e terá a finalidade, em um primeiro momento, de esclarecer as dúvidas em relação ao cartório 24 horas. Posteriormente ele atenderá a qualquer demanda relacionada aos serviços notariais. Em relação à certificação, a intenção é implantá-la em todo o país.

  Como será a Internet no futuro ? Quais seus impactos na sociedade ? Este site realiza previsões nesse sentido:
"Imagining the Internet", da Elon University (North Carolina, USA): www.elon.edu/predictions
  OS GATOS TAMBÉM PODEM TER DIPLOMA DE MBA (MESTRADO EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS)

ONLINE UNIVERSITY SUED IN PENNSYLVANIA

Chronicle of Higher Education, 8 December 2004 (sub. req'd)
http://chronicle.com/prm/daily/2004/12/2004120805n.htm

Kathryn Silcox, deputy attorney general in Pennsylvania, has brought a civil lawsuit against Trinity Southern University, an online university based in Plano, Texas, alleging consumer fraud and illegal e-mail marketing. Silcox brought the suit after her cat received an MBA from the online university. Silcox became involved after Microsoft contacted attorneys general in different states regarding spam messages. She filled out the university's requested self-evaluation and applied for a $299 bachelor's degree using the cat's name. The life experience noted on the form was sufficient not only for a bachelor's degree but also an MBA for an additional $100, according to the university. Silcox paid $99 for a copy of the transcript, which indicated that her cat had taken four semesters' worth of business classes.

  EDITORES NÃO QUEREM PUBLICAÇÕES NA INTERNET

HOUSE COMMITTEE ENCOURAGES OPEN-ACCESS PUBLISHING

Chronicle of Higher Education, 19 July 2004 (sub. req'd)
http://chronicle.com/prm/daily/2004/07/2004071902n.htm

The U.S. House Appropriations Committee has issued a report that urges the National Institutes of Health (NIH) to offer free, public access to research it funds. While not a requirement, the recommendation gives supporters of open access a significant boost and has left publishers scrambling to try to change the report before it is approved by Congress. The report encourages the NIH to make research available free within six months of publication and directs the NIH to report back to the committee by December 1, 2004, on how it plans to comply. Some academic groups and librarians have long been pushing for such an open model for scholarly publishing, especially as prices for many academic journals have risen sharply.

Since the report was issued, the Association of American Publishers has been working to persuade members of Congress to reject the open-access language in the report, particularly the request for a report on compliance. Barbara Meredith of the association, which said it was not consulted for input in the writing of the report, said that establishing open-access publishing for all government-funded research is "not in the best interest of business and readers."

  FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS CONTRATADOS COM BASE EM DIPLOMAS FALSOS

Federal Computer Week, 14 March 2004
http://www.fcw.com/fcw/articles/2004/0510/web-creds-05-14-04.asp

FEDS NO LONGER RECOGNIZING BOGUS DEGREES

Following an investigation by the General Accounting Office (GAO), the federal government's Office of Personnel Management (OPM) has announced a new policy of not recognizing degrees from diploma mills. The GAO report identified several hundred federal employees, including some high-level officials, who had reported earning degrees from unaccredited institutions. Kay Coles James, director of OPM, sent a memo to all federal managers stating that diplomas from degree mills cannot be used in applying for any federal job, obtaining salary increases, or receiving tuition reimbursement. The memo stated, in part, "You may not send employees to diploma mills for degree training or any other form of education.... You may not use your authority to repay student loans if the degree is from a diploma mill." According to the OPM, diploma mills are institutions that are unaccredited or that award degrees with little or no coursework.

GOVERNO INVESTIGA FÁBRICAS DE DIPLOMAS
GOVERNMENT INVESTIGATES DIPLOMA MILLS

Following a federal investigation in 2001 and 2002 into diploma mills, Sen. Susan Collins (R-Maine) and Rep. Tom Davis (R-Va.) requested another investigation by the General Accounting Office (GAO) after allegations were made that an official of the Department of Homeland Security has three degrees from a diploma mill. The GAO is expected to complete its report by the end of the month, and Collins has said she will hold hearings on the issue in April. Meanwhile, the Department of Education is also looking into ways to fight diploma mills without harming legitimate online and distance-learning institutions. According to a department spokeswoman, one proposal is to create an online service through which users could check to see if an individual's degree is legitimate.

Wired News, 18 March 2004
http://www.wired.com/news/politics/0,1283,62689,00.html

EGC descobre funcionários públicos com diplomas falsos

O Escritório Geral de Contabilidade (EGC) do governo dos EUA divulgou esta semana resultados de uma investigação sobre as "fábricas de diplomas". De acordo com o relatório, centenas de funcionários públicos federais incluiram em seus curriculos titulações obtidas em fábricas de diplomas. O EGC encontrou 28 funcionários graduados que tinham titulações de fábricas de diplomas e 463 funcionários que incluiram em suas qualificações titulações de instituições sem certificação. Os dados obtidos de duas instituições não credenciadas mostrou que US$ 170.000 de fundos educacionais do governo foram usados nessas escolas.

A investigação foi encomendada pelo Comitê de Assuntos Governamentais do Senado. A senadora Susan Collins (republicana de Maine), presidente do Comitê, tinha começado a analisar as fábricas de diplomas havia dois anos. De acordo com Collins, há "clara evidência de que dólares dos contribuintes estão sendo gastos em titulações falsas obtidas de instituições não credenciadas, que nem sequer são conhecidas pelo governo federal".

Federal Computer Week, 11 maio 2004
http://www.fcw.com/fcw/articles/2004/0510/web-diploma-05-11-04.asp

EXEMPLO de anúncio de "fábrica de diplomas" distribuido pela Internet:
Academic-Qualifications from NON–ACCR. Universities.
No exams. No classes. No books.
Call to register and get yours in days - 1 203 286 xxxx.

  Internet rápida começa a engolir o telefone

Serviço de voz sobre IP chega à telefonia pública e ao mercado residencial

Agência Estado, segunda-feira, 20 de setembro de 2004
http://www.estadao.com.br/tecnologia/telecom/2004/set/20/14.htm

São Paulo - Em um mundo de conexões de internet rápida em expansão, o preço da telefonia tende a zero. As soluções de voz sobre protocolo de internet (IP, na sigla em inglês), antes restritas às redes das grandes corporações, começam a chegar à telefonia pública e, conseqüentemente, ao mercado residencial. E não se trata somente de conversar pelo computador, apesar de ser esta uma das alternativas: a telefonia via IP oferecida por empresas como GVT, Transit e Primeira Escolha funciona com um aparelho telefônico convencional, ligado a uma conexão de internet.

As três principais vantagens para o cliente da telefonia sobre internet são preço menor, portabilidade e virtualidade. Por usar o acesso à internet para a telefonia, o serviço custa muito pouco, principalmente na longa distância.

O número do telefone torna-se portátil. Associado a um endereço de rede, é levado a qualquer lugar que tenha acesso à internet. Um vendedor que passa a maior parte do seu tempo em viagem telefona para a empresa pagando sempre tarifas locais, de onde quer que tenha um acesso à internet. Esta característica pode ser aproveitada mais de forma plena por causa da virtualidade. O telefone pode ser instalado em um computador. O cliente carrega sua linha em forma de software instalado num notebook para qualquer parte do mundo. O telefone de São Paulo pode ser usado de Tóquio para São Paulo com tarifa de ligação local. Ou até de graça, dependendo do plano e da operadora.

A construtora Walter Torre Jr. testa o serviço da Primeira Escolha, combinada a uma solução de internet via satélite da Answer Telecom. "A solução é fundamental", afirmou o gerente de Tecnologia da Informação da construtora, Willians Geraldini. "Preciso reduzir o custo das minhas obras."

Sediada em São Paulo, a empresa tem muitas obras na Região Nordeste. Ele citou o exemplo de uma construção em Ipojuca (PE), que gasta cerca de R$ 10 mil mensais em telecomunicações. Os interurbanos equivalem 80% do total. As ligações para São Paulo respondem por R$ 4 mil. "Com a voz sobre IP, podemos reduzir a zero o preço das chamadas para São Paulo", explicou Geraldini. "O investimento se paga em dois ou três meses."

  PROFESSORES SUBSTITUIDOS POR PACOTES DE ENSINO

SCHOOLS TURN TO ELECTRONIC TUTORS

New York Times, 16 September 2004 (registration req'd)
http://www.nytimes.com/2004/09/16/technology/circuits/16tuto.html

Intelligent tutoring software is finding its way into a number of classrooms around the United States. Intelligent tutors are applications that attempt to "learn" how individual students approach certain types of problems in an effort to understand their strengths and weaknesses. The tutors then provide feedback and hints based on that assessment. One of the leaders in the market for such tools is Cognitive Tutor, the product of a company called Carnegie Learning, which began at Carnegie Mellon University.

Art Graesser, a professor of psychology and computer science at the University of Memphis who had done research on such systems, describes the Carnegie system as "the standard" of intelligent tutors, and studies conducted by Carnegie Mellon University have shown consistently higher performance by students who use the application than by those who do not. Some observers note that while intelligent tutors work for subjects such as math that have clear answers, they are not as useful for subjects with less well-defined answers, such as sociology or psychology. Still, teachers, students, and administrators at the 1,700 middle and high schools where Cognitive Tutor is used generally have glowing praise for the system.

  Cidade dos EUA quase aprova lei banindo a água

Terra Notícias, 18-mar-2004

Depois de ler os textos de um website alertando para os perigos do monóxido de dihidrogênio, as autoridades de Aliso Viejo, Califórnia, consideraram a possibilidade de banir produtos que levassem o composto químico em sua fabricação. Um projeto de lei para proibir o uso de copos de isopor em eventos públicos quase foi votado na câmara. Logo após, descobriram que monóxido de dihidrogênio - ou H2O - é o termo científico para a água. "É embaraçoso", disse um integrante do governo local. "Um assessor nos trouxe uma pesquisa mal-feita." Aparentemente, ele foi vítima de um dos muitos websites que parecem oficiais, mas são apenas brincadeiras de desocupados. Eles descrevem o monóxido de dihidrogênio como "um produto químico inodoro e insípido" que pode ser altamente letal se ingerido acidentalmente.

Como resultado, o Conselho da Cidade deste subúrbio de Orange County quase votou uma lei que pretendia banir o uso de copos de isopor em qualquer evento público. Entre as razões, estava o fato de eles serem feitos com uma substância que poderia "ameaçar a saúde humana". O projeto foi retirado da pauta, mas a cidade pode acabar banindo os copos de isopor mesmo assim. A espuma de que são feitos não é biodegradável e ameaça as fontes de água locais.

  Internet influi nas eleições, revela pesquisa

AE 22-set-2004

Enquete feita com usuários do projeto Fala São Paulo, pela Escola do Futuro da USP, revela que a Internet é o terceiro veículo mais consultado para obter informações sobre os programas de governo dos candidatos nas eleições 2004.

Enquete digital realizada na periferia de São Paulo, com usuários do projeto Fala São Paulo, pela Escola do Futuro da USP, aponta a internet como um dos principais veículos de comunicação destas eleições.

Ao responderem de que maneira se informam sobre os programas de governo dos candidatos nas eleições, a maioria dos entrevistados - 587 homens e 331 mulheres no total - apontou os telejornais (39%) e o horário eleitoral gratuito na TV (39%). Para surpresa dos pesquisadores, a internet aparece em terceiro lugar, com 32%, à frente dos jornais e revista impressos, que receberam 30% dos votos.

O Fala São Paulo é um canal de expressão para que pessoas de comunidades carentes da capital possam falar e opinar sobre temas importantes. A Escola do Futuro da USP participa no acompanhamento direto dos 69 infocentros localizados na periferia da capital paulista, e apóia outros 102 no Estado, com treinamento de monitores, cursos online, produção de conteúdos e pesquisas.

  OBRAS QUE FICAM ESCONDIDAS POR CAUSA DA LEI DO COPYRIGHT

SCHOLAR CHALLENGES COPYRIGHT LAW

Chronicle of Higher Education, 9 April 2004 (sub. req'd)
http://chronicle.com/prm/weekly/v50/i31/31a03401.htm

Stanford University law professor Lawrence Lessig has filed a federal lawsuit intended to allow online archives to include copyrighted works that are not available otherwise. The Internet Archive and the Prelinger Archives are being developed as online resources for academics and others. One project of the Internet Archive, the "One Million Book Project," a joint project with Carnegie Mellon University, the National Science Foundation, and the governments of India and China, aims to put one million books online by 2005. Many of the books developers want to include, however, are copyrighted to deceased authors or present other problems for obtaining proper permissions. The lawsuit was filed in an attempt to have various federal copyright laws declared unconstitutional under certain circumstances, particularly as they apply to such "orphaned" works--creative materials that are often out of print or otherwise unavailable through commercial avenues but that are still protected by copyright.

 

CRIANÇA MORRE ENQUANTO MÃE JOGAVA EVERQUEST

 

Viviane Zandonadi, da INFO
29-ago-2003

 

Mary Christina Cordell, 36 anos, é acusada de negligência e culpa na morte da própria filha. A mãe teria “esquecido” o bebê no carro enquanto jogava Everquest, da Sony. Brianna Cordell, de três anos, foi encontrada morta no automóvel no dia 8 de agosto. O carro estava fechado, na garagem do prédio em que Brianna morava com a mãe, na cidade de Springdale (Arkansas, EUA). A criança morreu de desidratação. Para a polícia, o vício da mãe em Everquest seria a principal causa da fatalidade.

 

“No dia em que o bebê morreu, Christina ficou jogando Everquest por mais de duas horas sem parar e não tinha a menor idéia do paradeiro da própria filha, que estava brincando sozinha dentro do carro”, disse o policial Jeff Taylor ao jornal The Morning News. Segundo o jornal, Christina será julgada e a pena consiste em dez anos de prisão e multa de 10 000 dólares.

 

Em maio deste ano, o nome de Christina Cordell apareceu na Internet em um grupo de discussão chamado “Spouses against Everquest” (Esposas contra o Everquest), que reúne mulheres preocupadas com o vício dos maridos no jogo online da Sony. Nas mensagens, Christina dizia que tinha se separado do primeiro marido porque ele era viciado em Everquest. “Tenho pena das pessoas que se envolvem com isso e acabam com o próprio relacionamento. Espero que um dia elas percebam que estão sozinhas, sem amigos reais e sem família.”

 

Everquest é um clássico RPG online, da Sony. É aventura multiplayer, em 3D.

 

Laboratório da UFPE disponibiliza ferramenta gratuita para criação de salas virtuais.
Atualmente, existem mais de 3000 salas virtuais e intenção é criar uma comunidade de EAD com professores e alunos interagindo.

http://www.elearningbrasil.com.br/clipping/clipping.asp?id=1028

Uma comunidade virtual, livre para ensinar e aprender. Essa é a meta do Projeto Virtus, desenvolvido pelo Laboratório de Hipermídia da UFPE (Universidade Federal de Pernambuco). Nascido em 1996 para produzir cursos a distância para os professores da instituição, o projeto cresceu, a ponto de reunir, atualmente, mais de 3000 salas virtuais. Completamente gratuito, o Virtus abriga classes de todo o país e até mesmo algumas do exterior, de países lusófonos, como Moçambique e Portugal.

Através do Virtus, o interessado pode criar sua própria sala de aula gratuitamente. A ferramenta criada no laboratório está permanentemente disponível a qualquer usuário. "Temos duas abordagens para EAD. Uma é a prática. Desenvolvemos e implementamos uma ferramenta para educação a distância que fica disponível para qualquer pessoa ter acesso e criar a sua própria sala de aula", explica um dos coordenadores do projeto, André Neves. "Fornecemos a ferramenta e a metodologia. Se o usuário quiser, pode, agora mesmo, montar sua própria sala e reunir os seus alunos".

Ao criar um grupo de estudos virtual, o usuário passa a integrar uma enorme comunidade de EAD. No projeto Virtus não apenas a ferramenta é de uso livre, como também os cursos. "Todo o conteúdo é aberto para todos os usuários, bem como o sistema. Dificilmente o interessado não vai encontrar o curso que pretende usar", diz Neves. "Nossa intenção é criar uma comunidade de professores e estudantes online. E totalmente sem custos, para os dois grupos".

Mais do que uma ferramenta web, o Virtus é, atualmente, um espaço de pesquisas. Além de fornecer material para a criação de novas salas, ele é o objeto de investigação de vários estudantes de pós-graduação da UFPE, orientados pela equipe do laboratório coordenado por Neves. Assim, o projeto ganha por todos os lados: ao mesmo tempo em que ajuda a popularizar a EAD, pode se conhecer melhor, aperfeiçoando a aplicação de cursos a distância e melhorando a relação entre todos os envolvidos no processo.

"Nossa outra abordagem em relação à EAD é teórica, com um grupo de pessoas que pesquisa o uso do sistema", explica Neves. "Na universidade, temos alunos de mestrado e doutorado de várias áreas, como Educação, Psicologia e Ciência da Computação. Esses alunos investigam como funciona o sistema e isso passa a ser o trabalho de pós-graduação deles. Cada um olha as salas com o olhar de uma área, combinando diversos trabalhos sobre o tema".

Ao se integrar à comunidade do Virtus, o internauta deve estar ciente que está integrando um ambiente livre, onde todos podem utilizar os conteúdos uns dos outros. Além disso, é preciso também saber que será alvo constante de pesquisas. "Disponibilizamos um serviço gratuito, que as pessoas podem usar livremente. A única ´cobrança` feita no sistema é que investigamos como ele está funcionando. A comunidade nos serve de corpus para a pesquisa", finaliza Neves.

Se você se interessou pelo Virtus, pode acessar o site do projeto no endereço: www.virtus.ufpe.br. Lá, é possível criar sua própria sala virtual, com diversas ferramentas disponíveis (chats e fóruns, por exemplo) e espaço para disponibilização de materiais em diversos formatos de arquivo. Para tanto, basta preencher um pequeno cadastro sobre o curso que você pretende oferecer para seus alunos. A sala é liberada imediatamente. "Quando o usuário acaba de preencher, dá o Enter, a sala já está lá, pronta", brinca Neves. 

  A INTERNET AJUDOU A FECHAR UMA DAS MAIORES EMPRESAS DO MUNDO, AT&T,
COM O "VOICE OVER IP" (TELEFONIA FIXA GRATUITA PELA INTERNET)

AT&T TO DISAPPEAR SBC ACQUISITION

New York Times, 31 January 2005 (registration req'd)
http://www.nytimes.com/2005/01/31/business/31phone.html

In a deal valued at $16 billion, SBC Communications is set to acquire AT&T, bringing an end to the former telephone monopoly that has its roots in the 19th century and at one point had more than one million employees. SBC, formerly Southwestern Bell, is one of the Baby Bells spun off from AT&T in 1984 when the company was ordered to split up.

Since then, AT&T has been unable to adjust to changes in the marketplace and has steadily lost ground to competitors including the Baby Bells and cable companies, which have made inroads into markets for phone and data service. Despite its former status as the government-sanctioned monopoly for phone service, serving 85 percent of the long-distance market in 1984, AT&T only has 23 percent of that market today. With the acquisition, SBC will be able to expand its reach beyond the Southwest to national and international markets. SBC will become the largest provider of long-distance service and of corporate phone and data services.

  Surge a primeira editora de livros somente virtual: a EDUCASE

EDUCAUSE PUBLISHES FIRST WEB-ONLY BOOK

EDUCAUSE, 25 February 2005
http://www.educause.edu/books/educatingthenetgen/5989

EDUCAUSE has published its first Web-only book, "Educating the Net Generation," edited by Diana Oblinger, vice president of EDUCAUSE and director of the National Learning Infrastructure Initiative, and James Oblinger, chancellor of North Carolina State University. The e-book is available in PDF and HTML formats, with Web-only resources (further reading, video, podcasts, and useful links) listed on its home page. A file of the complete book is available for download and printing.

  Em matéria de trabalhos escolhares, "Nada se cria, tudo se copia"
Estes dois anúncios de empresas diferentes, distribuidos pela Internet em mar-2005, oferecem serviços para estudantes.

MONOGRAFIAS, PROJETOS, TESES, DISSERTAÇÕES E TRABALHOS DIVERSOS

Nossa equipe de profissionais, composta por professores, mestres e doutores das mais diversas áreas, está preparada para desenvolver serviços únicos e exclusivos com alta qualidade, de acordo com as características e orientações fornecidas pelos nossos clientes.

Desenvolvimento dos seguintes serviços:

  • Artigos Científicos
  • Monografias Diversas
  • Teses e Dissertações
  • Projetos de Pesquisa
  • Fichamentos Variados
  • Resenhas e Resumos
  • Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs)

    Todos os trabalhos desenvolvidos o são em total sigilo e discrição, bem como, é de grande importância destacarmos que não comercializamos um mesmo trabalho com mais de um cliente. Isso faz de nosso serviço, um serviço diferenciado!

    O tema poderá versar sobre qualquer uma das áreas de conhecimento (Humanas, Exatas e Biológicas), pois além de contarmos com profissionais gabaritados em cada uma dessas áreas, ainda dispomos de uma vasta biblioteca particular e amplo acesso a inúmeras fontes literárias.

  • Trabalhamos por encomenda, variando o preço de acordo com a complexidade da obra a ser desenvolvida e o prazo estipulado para a entrega. Estamos totalmente ao seu inteiro dispor para melhor atendê-lo. Entre em nosso site e solicite um orçamento sem compromisso, ou tire todas suas dúvidas !

    CLIQUE AQUI PARA VISITAR NOSSO SITE !

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      Psicólogo diz que internet promove a infidelidade
    Agência Estado, sexta-feira, 22 de abril de 2005

    No livro "Na Cama Com a Web", o psicólogo francês Loic Roche afirma que a internet é uma ameaça à fidelidade conjugal.

    O livro "Na Cama Com a Web", lançado na França pelo psicólogo Loic Roche, pinta a internet como uma ameaça à felicidade de um casamento. "A internet produz uma ilusão afrodisíaca, semelhante ao efeito do álcool em adolescentes", diz um trecho do livro. De acordo com a visão de Roche, os homens principalmente, mas também as mulheres se rendem aos apelos de sites pornográficos e às salas de bate-papo, que representam "a tentação de fugir da vida conjugal". Roche lembra que, a cada dia, 25 mil novos internautas se inscrevem no Meetic, maior site francês de encontros. "Uma vez lá, eles estão sujeitos a se tornarem dependentes de parceiros virtuais, que muitas vezes se tornam reais", alerta o professor. O fenômeno, continua Roche, que deteriora a confiança entre os casais, produziu um novo tipo de profissão: os ciberespiões, profissionais contratados pelos maridos ou esposas para descobrir o que um e outro andam fazendo online.

      "O futuro das bibliotecas será um espaço para a troca de idéias, e não mais um depósito de livros"

    REPLACING BOOKS WITH COMPUTERS IN LIBRARIES

    As digital delivery of printed material becomes increasingly efficient and common, some colleges and universities are relocating books from libraries to make room for facilities where students access content on computers. The University of Southern California was one of the first to create such a digital learning laboratory in 1994, and in the past few years it has been joined by schools including Emory University, the University of Georgia, the University of Arizona, the University of Michigan, and the University of Houston.

    The University of Texas at Austin has recently decided to move all of the books from its undergraduate library to other facilities and create an "electronic information commons." No one expects books to disappear completely, but, according to Geneva Henry, executive director of the digital library initiative at Rice University, libraries should be primarily concerned with the exchange of ideas rather than simply storage of books. As colleges and universities work to provide appropriate services to students who have grown up with computers, the trend to use electronic resources is likely to continue.

    New York Times, 14 May 2005 (registration req'd)
    http://www.nytimes.com/2005/05/14/education/14library.html

     

    Assédio por e-mail dá justa causa, decide TRT-SP
    06 jun 2005
     
    Assédio sexual por e-mail pode ser motivo de demissão por justa causa. É o que pensam os juízes da 2ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (TRT-SP).

    Para eles, o empregado que envia e-mails desrespeitosos, assediando colegas de trabalho durante a jornada, pode ser demitido por justa causa.

    O entendimento foi consolidado no julgamento do Recurso Ordinário de um ex-empregado da Legião da Boa Vontade (LBV) contra sentença da 11ª Vara do Trabalho de São Paulo. O trabalhador entrou com a ação buscando reverter sua demissão por justa causa.

    De acordo com o processo, o reclamante - que trabalhava como auxiliar de pessoal - foi demitido em virtude do teor de e-mails que enviava para colegas funcionárias.

    Para sustentar a justa causa da rescisão do contrato de trabalho, a LBV apresentou mensagens remetidas pelo ex-empregado. Nelas, ele se apresentava, anonimamente, como "Paco Rabane" e "Cachorrão 17 cm".

    Em uma das mensagens, ele disse estar "fortemente atraído" pela colega. Para outra, afirmou que estava "muito feliz" com fim do casamento dela. "Eu adoraria ser seu amante. Um beijo molhadinho no cantinho da boca", escreveu a uma terceira.

    A LBV comprovou que as mensagens foram enviadas pelo ex-empregado e juntou ao processo confissão redigida pelo próprio auxiliar. Como a vara manteve a demissão por justa causa, ele recorreu ao TRT-SP.

    Para o juiz Sérgio Pinto Martins, relator do recurso no tribunal, "a pena trabalhista mais severa, que é a rescisão do contrato de trabalho por justo motivo, deve ser provada pelo empregador, de modo a não restar dúvidas da conduta do obreiro e não se cometa injustiça".

    Entretanto, o relator ressaltou que "não se pode compactuar com procedimentos como os do reclamante, que não tem educação e respeito para com outras pessoas, especialmente por mulheres, mormente as casadas".

    "Durante o serviço, o reclamante também não poderia usar o computador para mandar e-mails de forma desrespeitosa para outras pessoas. O reclamante deveria trabalhar durante o horário de serviço e não enviar e-mails como os mencionados", observou o juiz Martins.

    De acordo com relator, "o empregado tem o dever de trabalhar para receber pela prestação de serviços. Não pode ficar fazendo brincadeiras e usar o equipamento da empresa para condutas como as descritas. Seu procedimento não é, portanto, correto".

    A 2ª Turma acompanhou o voto do juiz relator por unanimidade, mantendo a demissão do auxiliar por justa causa.

    Fonte: http://idgnow.uol.com.br/

     
     

    Nível dos trabalhos dos alunos cai devido à Internet

    SURVEY SHOWS MIXED IMPACT OF INTERNET ON STUDENTS


    A survey conducted in May 2004 by Steve Jones, professor of communciation at the University of Illinois at Chicago, and Camille Johnson-Yale, a graduate student in communication at the University of Illinois at Urbana-Champaign, determined that 42 percent of the professors surveyed saw a decline in the quality of student work with the advent of the Internet, while 22 percent noted an improvement.

    However, a majority of respondents, 67 percent, indicated that the Internet had improved their communication with students. The nationwide survey of 2,316 faculty elicited a concern with student plagiarism, and 74 percent of respondents said they use the Internet or other tools to detect plagiarism. The researchers have presented some of their findings at academic conferences and have submitted their work to a peer-reviewed academic journal.

    Chronicle of Higher Education, 7 August 2005 (sub. req'd)

      Sul-coreano morre depois de jogar 50 horas no PC

    09-ago-2005

    Um sul-coreano que passou 50 horas quase ininterruptas à frente de um computador, divertindo-se com jogos, morreu de parada cardíaca minutos depois de finalizar sua epopéia em um cibercafé. A notícia foi dada hoje por autoridades. O homem, de 28 anos, identificado apenas pelo sobrenome Lee, havia passado o período jogando simuladores de batalha online em um cibercafé de Taegu, informou a polícia.

    Lee sentou para jogar no dia 3 de agosto e só deixou o local para ir ao banheiro e dar pequenos cochilos em uma cama improvisada. "Presumimos que a causa da morte foi parada cardíaca devido a exaustão", afirmou um policial de Taegu por telefone. Lee recentemente abandonou o trabalho para passar mais tempo jogando no computador, afirmou o jornal JoongAng Ilbo.

     

    Editoras dos EUA começam a vender livros on-line

    Ag Estado, João Magalhães, 34-out-2005

    A iniciativa seria uma represália a alguns varejistas, como a Barnes & Noble, que estão editando uma série de clássicos, incluindo obras de Dostoievski e Mark Twain.

    Editoras norte-americanas de peso como a Simon & Schuster, Random House e Penguin começaram a vender seus livros, via web, o que poderá transformá-las em fortes concorrentes de tradicionais lojas online como a Amazon.com.

    O que se sabe, porém, é que a Associação das Editoras Americanas (AEA) não gostou nada da iniciativa de alguns varejistas, como a Barnes & Noble, de editar uma série de clássicos, incluindo obras de Dostoievski e Mark Twain.

    "Eles (os varejistas) estão invadindo nosso espaço. Por que não podemos fazer o mesmo?", indaga Pat Schroeder, presidente da AEA.

    A questão é polêmica e está em discussão na Feira de Frankfurt. John Makinson, presidente do grupo Penguim, citado pela agência de notícias Reuters, diz que “as fronteiras entre editoras, vendas no varejo e distribuição estão se confundindo”.

    “Não podemos mais partir da premissa de que nós somos editora, eles são livraria; nós não vamos vender no varejo, eles não vão publicar. Vamos ter que nos adaptar uns aos outros", acha Makinson.

    A Amazon.com, provavelmente a maior prejudicada com a inicitiva, procurada pela Reuters, não quis se pronunciar a respeito.

     

    Profissionais raros

    WebInsider, http://webinsider.uol.com.br/vernoticia.php?id=2621
    04-nov-2005, Cezar Calligaris

    Se você possui um bom profissional de Internet em sua empresa, cuide bem dele.

    Conhece um arquiteto da informação livre? Conhece algum programador .Net que fale espanhol? E um gerente de projetos com experiência? Há muito tempo não recebia tantos pedidos de indicação para vagas abertas na área online.

    Alguns desses profissionais de internet, ao contrário do que se esperava alguns anos atrás, não se tornaram abundantes. Pelo contrário, são raridades, disputados a tapa e mesmo empregados recebem propostas a todo momento. A pergunta é: onde foram parar os profissionais de internet? Por que está tão difícil achar essas pessoas? Abaixo estão algumas tentativas de explicação - claro que todos esses motivos se somam ao aumento da demanda de trabalhos online.

    O primeiro motivo é o abandono da área. Após a fase conhecida como bolha, muitas pessoas perderam seus empregos e abandonaram a área para nunca mais voltar. Com a retomada do crescimento da web, esses profissionais que abandonaram a área hoje fazem falta, pois não foram repostos por profissionais em número suficiente.

    O segundo motivo é a ida para o exterior. Por se destacarem em suas áreas ou por não enxergarem perspectivas no Brasil, muitos profissionais brasileiros foram buscar oportunidades no exterior e acabaram ficando por lá.

    O terceiro motivo é o aparecimento de novas especialidades, como os arquitetos da informação. Os profissionais são raros por causa da dificuldade de obter conhecimento (a maioria das pessoas que trabalha nessas novas funções é autodidata ou estudou no exterior) e também pela falta de incentivo às pessoas que estão entrando no mercado. Estudantes, por exemplo, dificilmente conhecem essas novas áreas.

    O quarto motivo é a criação de demandas específicas. Se antes bastava saber um tipo de programa ou especialização, agora são feitas mais exigências, como uma língua para um programador ou um certificado para um gerente de projetos.

    O último motivo é a ida para outras áreas que pagam mais ou oferecem mais benefícios: na área de programação, por exemplo, os bancos pagam muitas vezes mais do que uma agência. Do mesmo jeito, trabalhar na área de e-business de uma empresa oferece geralmente mais benefícios e estabilidade do que uma agência.

    Por incrível que pareça, na área online ainda vale o mesmo pensamento do mercado de propaganda: "tem muitas pessoas querendo ocupar o seu lugar". Porém, se você possui um bom profissional de internet em sua empresa, cuide bem dele. A reposição pode ser difícil caso ele saia. Se você é um bom profissional da área, chegou a sua vez de mostrar seu valor. Busque sempre as melhores propostas, mas sem fazer leilão.