CURIOSIDADES

CIÊNCIA

 

AS 100 MAIORES CONTRIBUIÇÕES CIENTÍFICAS DO SÉCULO 20

Artigo publicado pela The American Scientist em nov-dez-1999.

A IGNORÂNCIA DOS SÁBIOS

A Ciência desconhece muito do que existe. Numa edição comemorativa, em 01-jul-2005, a renomada revista Science publicou 125 grandes dúvidas dos cientistas, como mostrado aqui. Alguns desses desconhecimentos são, no entanto, usados como "ponto pacifico" no dia-a-dia, como o caso do Deficit Público, cuja relação exata com a realidade econômica a Ciência ainda não conseguiu descobrir: de fato, o maior Deficit Público ocorre no pais mais rico do mundo.

Em 03-out-1995 o jornal L'Express também publicou um artigo de 1465 palavras, nessa mesma linha: "Histoire, médecine, littérature, peinture, astrophysique... ce qu'on ne sait pas", por Eric Conan, Michel Faure, Dominique Simonnet, Yves Stavridès, Jean d'Ormesson e outros. Esse artigo foi traduzido e publicado no jornal Estadão em 10-set-1995, no Caderno 2, sob o titulo "O que não sabemos".

ASTRONOMIA

Para identificar os corpos celestes, use o software CyberSky. Conhecendo a posição dos corpos, o mapa do CyberSky os identifica com precisão. Para tanto, use as configurações: (1) Options/Location: o local geográfico onde você se encontra. (2) Options/InitialView: North, olhando em direção ao Norte. (3) Chart/HorizonMode, para ter um mapa semelhante à imagem que você enxerga ao olhar o céu. (4) Time/UniversalTime, para indicar o fuso horário local. (5) Animation/RealTime, para que o mapa acompanhe o aspecto do céu em tempo-real. Veja também a interessante Imagem do Dia da NASA. Aqui está um Sextante.

PRÊMIO IG NOBEL

Concedido anualmente para as dez invenções, produtos ou publicações mais sem-pé-nem-cabeça, escolhidos entre centenas de sugesões enviadas ao Comitê Organizador do prêmio. Criado em 1991 nos EUA.

PLANETA TERRA À NOITE

Esta interessante foto da NASA mostra os lugares do planeta mais ativos à noite.
http://antwrp.gsfc.nasa.gov/apod/ap040822.html

OS PROBLEMAS DO MILÊNIO

Se você entende de Matemática, pode ganhar um milhão de dólares por problema resolvido. Veja aqui a lista dos sete problemas candidatos à premiação.

PESQUISA SÉRIA TAMBÉM PODE SER FRAUDE

Publicada na conceituada revista Science em 2004 e 2005, a pesquisa sobre clonagem de células-tronco, do coreano Hwang Woo-Suk, foi uma grande fraude cientifica, como se pode ver no artigo "Hwang dá detalhes de fraude em estudo", publicado no Estadão de 07-mar-2006, p. A14. Esta noticia, de mai-2006, se refere a outra fraude, o chip Hanxin, "o primeiro chip chinês", desenvolvido na Universidade de Shanghai-Jiaotong, pelo professor Chen Jin, diretor da Escola de Microeletrônica dessa universidade.

KURT GÖDEL E OS LIMITES DA LÓGICA

Em 1931, o matemático Kurt Gödel demonstrou que, por mais bem elaborada que pudesse ser uma Teoria, ela sempre acabaria em becos sem saida, onde seria impossivel provar se algumas conclusões seriam falsas ou verdadeiras. Em outras palavras, não é possivel construir uma Teoria completa e coerente: os absurdos sempre irão surgir em algum ponto do desenvolvimento, mesmo que não se tenha cometido nenhum erro lógico. Esse teorema significou o fim da certeza na Matemática: uma ciência "exata" que acabou se transformando em "inexata", para a decepção geral dos cientistas. Nesse século 20, outras descobertas também colocaram um ponto final na esperança de se advinhar o futuro (previsões de longo prazo), através de teorias bem construidas. A Teoria do Caos mostrou que previsões de ecologistas baseadas numa equação de crescimento populacional tão simples como  p(t+1) = R p(t) [1 - p(t)]  resultavam num processo caótico quando R > 3 (p = população, t = tempo). O famoso prêmio Nobel de Fisica, Richard Feynman, também chegou a afirmar que "A maneira pela qual temos que descrever a Natureza é-nos geralmente incompreensivel", quando analisava algumas conclusões matemáticas da Mecância Quântica. O conhecido astrofisico James H. Jeans (1877-1946) também afirmou que "Hoje em dia acredita-se geralmente --- e entre os físicos quase unanimemente --- que a corrente do conhecimento nos leva a uma realidade não-mecânica: o Universo começa a parecer mais um grande pensamento do que uma grande máquina". E uma das decorrências do Teorema de Gödel é ser impossivel prever se um software complexo possui alguma falha (bug), embora possa ser responsável por decisões envolvendo bilhões de dólares, na atual Sociedade da Informação. Essas descobertas levaram à conclusão de que a Lógica Humana é falha e limitada, dando origem a livros como "O Fim da Ciência", de John Horgan (Ed. Cia. das Letras, 1998), "Mathematics: The Loss of Certainty", de Morris Kline (Oxford University Press, 1980), "Quem se Atreve a Ter Certeza?", de José Pedro Andreeta e Maria de Lourdes Andreeta (Ed. Mercúrio, 2004), "The Logic of Failure", de Dietrich Dörner (Henry Holt & Co., 1989) e do best-seller "A Era da Incerteza", de John K. Galbraith (Ed. Pioneira, 1977).

TSUNAMI

Simulação matemática de um tsunami sendo formado no oceano, usando Mathematica 5.2 (64 bits)

Fonte: http://www.wolfram.com/products/mathematica/newin52/64bit.html
(
Animação em formato SWF (MacroMedia Flash). Pode-se usar também o IrfanView)

Outra simulação em GIF-animado
F
onte: http://en.wikipedia.org/wiki/Image:2004_Indonesia_Tsunami_edit.gif

CAOS

Podemos predizer o futuro?
O caos e o cérebro

Para conhecer o assunto, leia o best-seller "Caos, o Nascimento de Uma Nova Ciência",
de James Gleick, Ed. Campus, ed. original de 1987.

UM BURACO NEGRO ENGOLINDO UMA ESTRELA

Interessante foto de um black-hole, em direção à Terra, engolindo uma estrela.