PÉROLAS DA ADMINISTRAÇÃO EMPRESARIAL

Recentemente, uma revista americana promoveu um concurso, pedindo aos leitores que enviassem mensagens estranhas de seus gerentes. Abaixo, algumas das mensagens recebidas.

1. Fred Dales, Microsoft, Redmond, WA (Esta foi a mensagem vencedora)

A partir de amanhã, os empregados somente poderão entrar no prédio usando cartões de segurança individuais. As fotografias serão tiradas na próxima quarta-feira e os empregados receberão seus cartões em duas semanas.

2. Lykes Lines Shipping

Precisamos de uma lista de problemas específicos desconhecidos que iremos encontrar.

3. Gerente de contabilidade, Electric Boat Company

E-mail não deve ser usado para passar informações ou dados, mas só para negócios da empresa.

4. United Parcel Service, gerente de publicidade e marketing

Este projeto é tão importante que não podemos deixar que coisas mais importantes interferiram.

5. Supervisor, Minnesota Mining and Manufacturing, 3M Corp Fazer

"Rápido" não é desculpa para descumprir o prazo. Ninguém vai acreditar que você resolveu o problema em um dia ! Estivemos trabalhando nisto há meses. Agora, finja estar ocupado por umas semanas e avisaremos quando estiver na hora de avisar-lhes que já está pronto.

6. CIO, Dell Computers

Minha chefe passou o fim de semana inteiro redigitando uma proposta de 25 páginas só porque precisava de correções. Ela disse que o disquete que eu lhe entreguei estava danificado e que não era possível editá-lo.

(O disquete que eu lhe dei estava protegido contra gravação.)

7. Executivo de marketing, Citrix Corporation

Mensagem do chefe: "Equipe de trabalho é um monte de gente fazendo o que eu mando."

8. Executivo, FTD Florists

Minha irmã morreu e seu funeral foi marcado para a segunda. Quando eu disse isso para meu chefe, ele reclamou que eu iria faltar justamente no dia mais cheio de serviço da semana. Então ele perguntou se não poderíamos mudar a data do enterro para sexta. Ele disse: "Seria melhor para mim."

9. Supervisor, divisão de longa distancia da AT&T

"Sabemos que a comunicação é um problema, mas a companhia não discutirá com seus empregados."

10. Microsoft, Departamento Jurídico

"Este memorando tem por escopo informá-lo de que um memorando será enviado hoje a respeito do assunto supra-relacionado."

11. Gerente de negócios, Hallmark Greeting Cards

Certo dia, meu chefe pediu-me para enviar um relatório a respeito do projeto no qual eu estava trabalhado. Perguntei se era possível entregar o relatório amanhã. Ele disse: "Se eu quisesse para amanhã, eu teria deixado para pedir isto amanhã ! "

12. Taco Bell Corporation

Falando a mesma língua.

Quando eu era diretor de comunicações, pediram-me para preparar um memorando falando dos programas de treinamento da empresa. No corpo do memorando, uma das frases falava da "aproximação pedagógica", utilizada por um dos manuais de treinamento.

No dia seguinte, após eu ter enviado o memorando à comissão executiva, fui chamado ao escritório da diretoria, e me disseram que a vice-presidente executiva queria almoçar fora comigo. Quando eu perguntei por quê, o gerente de Recursos Humanos me disse que ela não queria "pervertidos" trabalhando na sua empresa.

Após muita insistência, ele me mostrou uma cópia do memorando, com um oficio me demitindo, e a palavra "pedagógica" circulada em vermelho. ("pedófilo", pensou ela !). O gerente de Recursos Humanos foi gentil, olhou no dicionário o significado de "pedagógico", copiou a definição para enviar para a vice-presidente, e disse-me para não me preocupar. Ele iria cuidar disso.

Dois dias depois, uma circular dirigida a todos os funcionários determinou que nenhuma palavra que não pudesse ser encontrada no jornal local de domingo não poderia ser utilizada em memorandos.

Um mês depois, pedi demissão. Para seguir política da empresa, fiz o memorando pedindo minha demissão colando palavras recortadas do jornal de domingo.

13.  Lucent Technologies (ex-IBM)

Esta pérola é o último parágrafo de um memorando dirigido a todas as filiais nos EUA: " A Lucent Technologies está esforçadamente empenhada em promover constante atenção aos procedimentos atuais de negociação transacional, enfocando ênfase em meios inovativos de melhorar, senão superar, as expectativas de qualidade ! "